08 agosto, 2013

As diferenças entre os vinhos Malbec, Merlot e Sauvignon

O Merlot, o Malbec e o Cabernet Sauvignon são três vinhos tintos secos muito populares, que harmonizam bem com uma vasta variedade de alimentos. O Cabernet Sauvignon tende a ser encorpado, enquanto o Merlot e o Malbec são geralmente de corpo médio. Um vinho encorpado é mais denso e mais tânico do que um vinho de corpo médio ou leve. O tanino é o elemento do vinho que cria uma sensação seca e adstringente na boca. Ele é um conservante natural e é o que permite o envelhecimento do vinho. 

  - Cabernet Sauvignon
A Cabernet Sauvignon é a uva tinta de maior prestígio do mundo. Ela é a varietal predominante nos vinhos Bordeaux mais refinados da França e produz os melhores tintos de Napa e Sonoma, na Califórnia. Por ser uma uva que dá origem a um vinho muito seco e tânico, a Cabernet Sauvignon é geralmente misturada com Merlot, Malbec ou outras varietais para que fique mais suave. Devido ao seu tanino, este vinho envelhece bem se for armazenado corretamente. Seu sabor típico é uma combinação complexa de cassis, cogumelo, cereja preta, azeitona verde e chocolate. Possui aromas de couro, lápis e tabaco. O Cabernet Sauvignon é ideal para acompanhar carnes vermelhas, assados e ensopados. 

-Merlot

O Merlot é um vinho de corpo médio, mais leve do que o Cabernet Sauvignon. Por muitos anos, sua uva foi primariamente usada como uva de corte. Por ser suave e aveludada, mostra-se adequada à combinação com o forte e tânico Cabernet. Devido ao fato de ser um vinho mais suave e macio, o Merlot é mais atraente e vende mais que o Cabernet nos Estados Unidos. Ele possui um aroma de chocolate, cogumelos e tabaco. Apresenta também matizes de sabor de cereja, ameixa e groselha. Harmoniza bem com carnes vermelhas e atum ou salmão grelhado. Como o Merlot possui menos tanino do que o Cabernet, ele não envelhece tão bem.

-Malbec

A Malbec é outra uva varietal que foi primariamente utilizada como uma uva de corte, até que os enólogos começaram a usá-la como uma casta vinífera varietal. O vinho Malbec possui corpo médio e não é tão refinado quanto o Cabernet Sauvignon ou o Merlot, ainda que isso não tenha impedido que ele ganhasse popularidade como um vinho fácil de se beber. Ele possui uma cor muito escura, com notas de ameixa, amora preta e anis. O aroma do Malbec é tipicamente de terra, ameixa ou chocolate, e harmoniza com carnes vermelhas, assados e pizzas. O Malbec é o vinho mais importante da Argentina.